Você comprou uma roupa linda para o seu dog e ele não quis usar? Alguns adoram a idéia logo de primeira, outros demoram um pouquinho mais para acostumar. E tá tudo bem, cada cachorro tem seu tempo! Então nada de desanimar e engavetar o presente, você só precisa respeitar os limites dele e ter um pouquinho de paciência.
Muito mais do que um visual bacana, a roupa pet tem uma série de vantagens que justificam o seu empenho, como proteger do frio e do sol forte. Mas ok, você sabe da sua importância, mas tá difícil convencer seu filho de 4 patas? Calma, nesse artigo a gente vai te dar dicas incríveis para ajudar a habituá-lo a usar roupinhas.
4 Dicas Para Habituar Seu Dog a Usar Roupas:
-
Escolha bem o tecido!
Antes de mais nada, adote alguns critérios na hora de escolher a roupa. Isso vai facilitar muito a adaptação dos cachorros mais exigentes! Tecidos muito quentes, como lã, ou de má qualidade abafam, pinicam e podem causar alergias. Sabe o famoso barato que sai caro? Então nada de forçar seu dog a usar algo que você também não ficaria nem um pouco confortável em vestir.
Sempre que possível fuja de tecidos sintéticos como poliéster, nylon, lycra, viscose e poliamida, ou cuja composição tenha uma grande porcentagem desses materiais. Cheque a etiqueta da roupinha, que deve conter essa informação. Dê preferência aos tecidos naturais, que são mais confortáveis, duráveis, tem o toque mais agradável e permitem que o corpo respire. Exemplos de tecidos feitos de fibras naturais são o algodão, o linho, a seda, o sisal e a juta. No caso da moda pet, seu foco deve estar no algodão! E se você busca o melhor para o seu cachorro e para o meio ambiente, opte pelo algodão orgânico, que é livre de agrotóxicos e pesticidas, além de consumir menos água e energia durante sua produção.
-
Compre o tamanho certo!
A roupa não deve ficar justa demais no tórax a ponto de comprometer os movimentos nem comprida demais nas costas a ponto de encostar no chão quando estiver sentado, ou ficar saindo pelas patinhas da frente quando ele andar. Tire as medidas do seu dog antes de comprar e peça ajuda ao colaborador da loja sobre o tamanho adequado para as proporções e peso do seu dog.
-
Recompense!
Separe uma porção do petisco preferido do seu cão e recompense o progresso dele. Conseguiu vestir uma patinha? Dê um petisco. Faça isso conforme for colocando o roupa nele, para que ele veja o processo como algo desejável. Quando acabar de vestir, faça aquela festa e dessa vez dê vários petiscos. Logo, logo seu filho de 4 patas vai associar o vestir-se a algo muito positivo.
-
Não demore!
Nos primeiros dias deixe-o vestido por apenas alguns minutos, não por horas. Se o seu cãozinho tem resistência ao uso de roupas, não espere que mude de idéia da noite para o dia. O processo de adaptação pode levar alguns dias. Aumente gradativamente o tempo que ele permanece vestido para que se habitue a usar roupas e se sinta seguro.
Usar Roupa Deve Ser Uma Experência Positiva
Usar roupa é uma experiência que deve ser divertida, não estressante. Identifique os sinais de que seu dog não está gostando de ficar vestido. Se ele senta e se recusa a sair do lugar, está na hora de tirar a peça e tentar outro dia. Ninguém no mundo conhece o cachorro melhor que você então valorize o que ele está tentando dizer. Seguindo essas quatro dicas com o carinho e atenção, logo logo a sua dificuldade será somente escolher o look ideal para o passeio!
Aliás, falando em look, na CariocaPup você encontra moda ecológica pet que traduz o estilo de vida Carioca. São acessórios e camisetas incríveis, perfeitos para o cão que ama praia, sol e mar! Clica aqui para conferir.